Contactos

Mulpha Marcas e Patentes

  • Pessoa de contato: Santos Mulpha
  • Telefone: +55 (47) 3035-79-79
  • +55 (48) 3052-91-79
  • MSN: mulpha@mulpha.com.br
  • Endereço postal: Rua Prof. Luiz Schwartz, 81 - 3º Andar Sl 02, Blumenau, Santa Catarina, 89036070, Brasil

Renovações do site

Mulpha Marcas e Patentes

Mulpha Marcas e Patentes

12/03/12

Para os profissionais que trabalham com desenvolvimento e criação de marcas, gestão de marcas e registros de marcas e patentes, essa pergunta tem se tornado uma questão de discussão diária, mas a resposta pode ser mais simples do que se imagina: SIM, é possível criar hoje uma marca única e exclusiva para qualquer seguimento.

Para quem acha que a pirataria só está ligada a CDs, DVDs e perfumes, vai uma noticia nada boa, a pirataria ou como prefiro carinhosamente chamar a “cópia da falta de criatividade” está entranhada em todos os setores da economia produtiva e até mesmo o que não se produz é copiado, como a ideia.

Assim, para quem abre hoje uma empresa, alem dos desafios de se manter no mercado competitivo e cheio de tributos e impostos, tem ainda a missão de identificar-se com uma marca forte, simples, de fácil captação pelo seu cliente e mais “EXCLUSIVA”.

Mas, esbarramos no grande dilema do século para os profissionais da área: como criar uma marca exclusiva? A dificuldade de muitos é tanta que a cada dia o que mais se vê são os plágios e aquela marcas que lembram outras já consolidadas no comercio. Dessa forma, acredito que invertemos a pergunta ficando: é possível ser criativo hoje ou é mais fácil ser copiador?

Essa nova pergunta volta-se para todos, pois em uma leitura rápida na RPI (Revista da Propriedade Industrial) veiculo oficial de divulgação de marcas do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) vemos que até mesmo empresas de registro de marcas e patentes, tem sofrido oposições, nulidades e mesmo indeferimento por não ter uma marca exclusiva. Ai vem uma nova questão que um cliente me levantou ao me chamar para resolver um problema parecido: como é possível confiar sua ideia a um profissional que copia a ideia de outros?

Assim, minha sugestão para os novos e para os mais experientes empresários que querem investir em uma marca hoje é: CRIATIVIDADE. Essa palavra faz muita diferença na hora de criar uma marca e se você não se acha tão criativo assim, fique tranquilo, existem ainda grandes profissionais que podem lhe ajudar. Garimpe, conheça bem a empresa que vai executar o serviço para você e desconfie daqueles que querem ganhar por preço, afinal a sabedoria popular nos ensinou muito sobre isso. É aquele velho ditado: “o barato sempre pode sair caro”.

Mesmo assim, o melhor é você confiar no seu potencial, todos somos criativos, coloque sua cabeça pra funcionar e procure um profissional para fazer o registro de sua marca com pelo menos 3 ideias diferentes. Se você partir da ideia de uma marca simples, objetiva e que identifique suas melhores qualidades e intenções, acredite, você estará criando uma marca FORTE e EXCLUSIVA.

Quanto ao profissional que vai fazer a solicitação do registro de marca, é muito simples: Veja em que situação se encontra a marca dele, como arrumamos nossa casa diz muito como vamos arrumar sua casa.

Por:
Edvaldo Luis Alves – Mulpha Marcas e Patentes

Fonte: Mulpha Marcas e Patentes